14 de junho de 2012

UNDA na Fase de Desenvolvimento da Inovação do Prémio EDP Inovação


A equipa UNDA, classificada em 3º lugar no NOVA Idea Competition 2012 passa à Fase de Desenvolvimento da Inovação do Prémio EDP Inovação.
O objectivo do Prémio EDP Inovação consiste em apoiar o desenvolvimento de novos projetos empresariais focados em inovação tecnológica ou em inovação de modelo de negócio, na área das tecnologias limpas (cleantech) no sector da energia.
Passam à Fase de Desenvolvimento da Inovação do Prémio EDP Inovação um número não superior a 15 candidaturas.  Esta Fase de Desenvolvimento da Inovação deverá estar concluída até 01 de Outubro de 2012. 



Crowdprocess e Eye Track na final do Idea to product ( I2P) Europe



Os primeiros e segundos classificados do NOVA Idea Competition 2012 foram apurados para a final do Idea 2 Product Europe, a ter lugar em Aachen, na Alemanha no final deste mês.
O Idea 2 Product Europe é uma competição inovadora que pretende inspirar o espírito inovador de estudantes de toda a Europa, onde os participantes desenvolvem um plano de comercialização da tecnologia, para confirmar a validade e o potencial de mercado de um novo produto, inovador e competitivo. Os alunos, em seguida, apresentam o plano de comercialização para um grupo de juízes experientes.A  missão do Idea 2 Product Europe é criar um fórum europeu competitivo  para reforçar a transversalidade disciplinar dos estudos em empreendedorismo, pesquisa, tecnologia e mercados emergentes.
Todos os anos são selecionadas 10 equipas para esta final e este ano a NOVA está duplamente representada. 


5 de junho de 2012

CrowdProcess vence a 4ª edição do NOVA Idea Competition

1º Lugar- Crowdprocess

 

 
2º lugar Eye Track

3º lugar - UNDA

 

 

 

 

 

 

 

CrowdProcess vence a 4ª edição do NOVA Idea Competition


 

O NOVA IDEA COMPETITION é um prémio anual atribuído pela Universidade NOVA, que visa distinguir com prémios monetários os alunos com o projecto mais inovador na área do empreendedorismo. Os prémios têm um total de 15 mil euros patrocinados pelo Banco BPI . Nesta quarta edição o prémio de melhor plano de negócio foi para o projeto CrowdProcess.

E o que é a CrowdProcess? É uma plataforma que cria computação. "Apenas por inserir uma linha no seu código-fonte um website pode ceder a capacidade de processamento não utilizada dos computadores dos seus visitantes à plataforma da CrowdProcess", decreve o Plano de Negócios.  A CrowdProcess pretende ser rentável através da capacidade de processamento captada pela plataforma e que, posteriormente, é vendida aos clientes que a poderão utilizar desde a sequência genética, segmentação de ratings de crédito ou até, em aplicações de engenharia civil e aeronáutica. Para o arranque do projeto, o CrowdProcess conta já com oito mil euros, prémio atribuído pelo BPI para o vencedor desta iniciativa.

Em segundo lugar, recebendo 5.000€, prémio BPI, ficou classificada a Eye Track que desenvolveu um dispositivo médico que mede e grava a resposta da pupila a um determinado estímulo luminoso, de forma a detectar qualquer anomalia no Sistema Nervoso Autónomo: o EyeTrack App. Este  aparelho foi concebido para ser uma ferramenta de rastreio, que alertará o médico para a necessidade do paciente fazer exames mais específicos. Ao contrário de outras soluções já existentes no mercado demasiado subjectivas, caras ou lentas, o EyeTrack App é uma solução objectiva, de fácil uso e com um preço justo que vem colmatar uma lacuna existente no mercado.

O terceiro Lugar foi entregue ao projeto UNDA, com um prémio de 2.000€ do BPI. Dominar e controlar o potencial energético de uma onda representa um desafio que a mente humana tem abordado das mais diversas formas. Uma onda representa uma quantidade de energia cerca de dez vezes superior à do vento. Apesar de vários mecanismos terem sido desenvolvidos para a aproveitar, a força destrutiva do oceano e os consideráveis custos associados a todas as intervenções em alto mar têm retardado o desenvolvimento desta fonte de energia.

O NOVA Idea Competition é uma iniciativa dirigida a alunos e ex-alunos da UNL com o objetivo de estimular a cultura empreendedora, promover a multidisciplinariedade e o cruzamento de ideias, e reforçar a formação de empreededorismo nas diferentes escolas da instituição. As equipas seleccionadas nesta edição do NOVA IDEA apresentaram projectos relacionados com o sector de IT, Biomedicina e Sector Energético. O concurso acompanha o ano lectivo com a apresentação das candidaturas, o desenvolvimento das equipas e a apresentação executiva das propostas e dos planos de negócio, permitindo ao júri seleccionar cinco equipas finalistas. O Júri do Concurso é composto por Professores e Profissionais do sector privado na área empresarial e da comunicação: representante do banco BPI Dr. Paulo Ferraz, Pró-Reitor para o Empreendedorismo da NOVA. Professor Doutor Paulo Soares de Pinho, representante da ASK Dr. João Pereira,  Eng. Jorge Portugal da Rocha – Consultor da Área da Inovação, Professor Doutor João Gonçalves, Professor Doutor Manuel Carrondo, Professor Doutor Virgílio da Cruz Machado.